solidao

Solidão não é estar sozinho

Erroneamente a maioria das pessoas tem a crença de que a solidão é estar sem alguém por perto. Acham que estar na companhia de um outro individuo é a solução para deixarem de sentir um vazio que denominam como solidão. Não se engane. Solidão não é estar sem outra pessoa; solidão é sentir que é necessário que exista um outro alguém, além da pessoa que mais pode te fazer feliz: você mesmo.

Ela está ligada à sensação e não a presença; significa que você pode estar entre uma multidão e se sentir só, simplesmente porque não está bem consigo mesmo. Na realidade você pode ter centenas de amigos, talvez até reais, mas, se um deles não for você mesmo, de nada adianta. Afinal, como você pode oferecer a outros o que não oferece a si mesmo?

Aprenda: assistir um bom filme, saborear um prato especial, ouvir uma música que te inspira não são atividades que tem como pré-requisito um outro alguém. São momentos que podem ser só seus e podem ser sensacionais. Sim, sensacionais! Já passou da hora de quebrarmos o tabu de que momentos dignos de recordações têm que envolver outras participações, além de nós mesmos!

Não é meu objetivo desdenhar a coletividade. Afinal, não há dúvidas de que somos seres sociais e que é sempre bom termos com quem compartilhar nossos momentos. A questão é que temos de aprender que a felicidade precisar preencher nosso interior para se externar, e que, para isso, precisamos estar em dia com a nossa individualidade.

Se permita sentir, aprender, experimentar novas opções, sem a necessidade de esperar a companhia de outra pessoa; seja sua melhor companhia, aquela que te faz soltar as melhores gargalhadas e que te ajuda a ver coisas positivas em tudo, afinal, pode parecer estranho, mas você é a única pessoa que sempre estará com você.

Por isso, caso você não saiba, se algo te faz bem, é necessário fazê-lo, e, fazê-lo hoje. Nada de deixar para semana, mês, ano que vem…. É necessário priorizar o que pode potencializar seus esforços, até porque, quando fazemos o que nos faz bem, nossas energias são recarregadas.

Lembre-se que você é o resultado do que acredita ser. Por isso é tão importante investir tempo na jornada pelo autoconhecimento, porque o seu verdadeiro valor é medido primeiramente por você, e, se muitos não estão te reconhecendo como deveriam é porque você mesmo não o fez. Aceite isso e se torne mais feliz!

Publicada no Blog Sobre Tudo, em 11/05/17.

Deixe uma resposta