Gamificação como estratégia de marketing digital

Gamificação: como o próprio nome sugere, é uma estrategia na qual se utiliza os mecanismos de jogos em outro contexto, para atrair e, até mesmo, fidelizar seus clientes e/ou seguidores.

A gamificação tornou-se um meio muito atrativo de gerar uma relação entre os seus clientes e sua marca, associando o prazer não apenas de consumir, mas também de alcançar conquistas por meio de um canal interativo de recompensas. A vontade de consumir deixa de ser apenas um desejo de se obter um produto ou serviço em si, e se alia aos benefícios que a estratégia utilizada dispõe, variando desde status social por posição a descontos relevantes ou prêmios

Para sermos práticos, podemos ver um exemplo bem claro de gamificação que vai abrir nossa mente para essa ferramenta, o “Bob’s Fã“.  Conhecendo ou não esta estratégia do Bob’s, peço que analise o anúncio abaixo identificando quais elementos comprovam o uso da abordagem que estamos discutindo:
1

 

Bem, todo o Layout, a forma de se comunicar e até mesmo o passo a passo são elementos que nos lembram dos jogos. No entanto, a maior ‘jogada’ (este trocadilho é apropriado) encontra-se no final do anúncio: “Você começa fã e vira um Big fã – Quanto mais você participa, mais vantagens exclusivas você ganha“. Notaram? Há uma evolução, que se dá a medida que o participante (jogador) acumula participações, levando-o a ‘vantagens exclusivas’.

Acessando http://www.bobsfa.com.br/entenda  você encontrará os quadros explicativos, que demonstram que o sistema possuí níveis (Fã, Fã de Carteirinha e Big fã), desafios(nos quais poderá conquistar troféus), amigos (benefícios se convidar amigos) e outras características de gamificação potencializada pelo marketing digital.
Não precisaria dizer que esta estratégia tem obtido grandes resultados para o Bob’s, afinal, quem nunca passou um bom tempo querendo passar de nível, ganhando desafios ou, contristado porque apareceu na tela um ‘game over‘? Como seres humanos, temos o desejo de ter novas conquistas e, é por isso que os vídeo games sempre deram tão certo.
Vislumbrando este cenário, abre-se uma porta de oportunidades para o marketing digital, seja por meio do uso de um ranking de seguidores com maior presença em seu site/blog ou página do Facebook (escolhendo uma métrica como visitas, comentários, curtidas ou compartilhamentos) ou, até mesmo desenvolvendo um sistema como o do Bob’s, o importante é valorizar esta possibilidade de estratégia.
É importante lembrar que esta ferramenta exige um gerenciamento  que estimule a competição, seja ela entre indivíduos, ou até mesmo, do próprio jogador contra ele mesmo, na tentativa de se superar constantemente. Por isso é necessário que o desenvolvedor esteja atento a aderência do mercado, criando possibilidade de expansões ou, caso necessário, manutenção dos mecanismos, tendo em vista o feedback dos clientes/jogadores.
Fica a dica então: a quem tiver a oportunidade de aplicar esta ferramenta, que o faça, e, quem não tiver, que guarde a dica de hoje para aplicar no futuro!
Publicado em 26/10/16 no Café digital.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: