2015-07-17-1437155465-1424656-stevejobs

Estar ‘louco’ é o sinal de estar no caminho certo

Por muito tempo passamos pela vida acreditando que a loucura é um adjetivo negativo, atribuído a quem, segundo nos prega o dicionário, ‘perdeu a razão’. Mas, até que ponto ter a razão é benéfico? O que é a razão, além de um padrão definido por uma sociedade arcaica?

Quem escolhe artes, música ou teatro é louco. Quem investe em um grande sonho, é louco. Quem luta por um ideal é louco. A verdade é que, quem faz o que todos os outros não tem coragem de fazer, é louco.

Esta atribuição se deve ao simples fator cobiça: ‘eu queria ter esta coragem, como não a tenho, vou modelar quem a tem de acordo com a minha limitação’. Parece mais fácil restringir ao outro do que expandir a si mesmo.

Analisando isso, descobri que ser ‘louco’ é um elogio. Por isso, se você ouviu isto de alguém, agradeça. Este alguém, inconscientemente, esta te parabenizando por sua coragem, está te parabenizando por não ser ínfimo como ele é.

Por isso, ser louco é o sinal de estar no caminho certo. É o que identifica que o ‘efeito manada’ não atingiu você. Significa que, de toda pluralidade que o mundo prega, você escolheu ser singular. Valorize sua singularidade, porque, cá entre nós, ser singular é magnífico!

Não se desanime com o desanimo alheio, afinal, quem mais desfrutará dos resultados de suas ações ‘loucas’ será você!

É necessário ouvir os comentários construtivos de outros. Mas note, não confunda construtivos com destrutivos. Saiba selecionar conselhos a fim de utilizar os benéficos e descartar os inúteis. E, saiba, acima de tudo, ouvir sua própria voz.

Porque é a sua voz que o faz ser quem você é, ela que o fará conquistar o que você vai conquistar. É a sua certeza em algo tomado como incerto para outros que fará com que você faça o que jamais alguém fez.

Steve Jobs era louco, e, em sua mais pura insanidade, nos deixou uma reflexão significativa: “Os loucos que acham que podem mudar o mundo são os que efetivamente o fazem”.

Deixo aqui este incentivo. “Que a loucura esteja com você”. São os meus mais sinceros votos, para hoje, amanhã e sempre!

Publicado em 16/01/17 no Blog sobre tudo.

2 comentários sobre “Estar ‘louco’ é o sinal de estar no caminho certo

    1. Em uma sociedade por vezes estática, é muito bom reconhecer pessoas que conseguem ter empatia com um artigo que aborda toda essa ‘loucura’. Muito obrigada Vitor !

Deixe uma resposta