1143620812-scanneamento-de-texto

Escaneabilidade – O que é?

Confesso ter me deparado com este termo há alguns meses apenas, e, me aprofundando no assunto, consegui identificar a verdadeira necessidade de tê-lo conhecido. Apesar de já aplicar alguns aspectos da escaneabilidade, não sabia que era este o nome dado a técnica.

Para quem nunca ouviu falar, este método se aplica a quem escreve para web, ou seja, você que escreve para sites, blogs e afins. Em resumo, escaneabilidade é o que faz seu texto ser lido, e, entendido.

No momento em que vivemos, os internautas não estão sempre dispostos a ler tudo o que você escreve. Talvez seja por falta de tempo, ou, até mesmo de concentração. Até porque, enquanto se lê um texto em uma aba, há várias outras convidativas.

Por esta razão a escaneabilidade mostra-se necessária. Vejamos algumas medidas que podem ser tomadas na aplicação desta ferramenta:

Use inter títulos


Dividir o conteúdo em inter títulos fará com que seu leitor descubra se sua matéria tem ou não as informações que ele procura sobre determinado assunto. Isso permite que ele ‘pule’ os aspectos que não são necessários para a pesquisa dele.

Negrito, itálico e sublinhado


O uso destes recursos para destacar os pontos mais importantes de seu texto facilitam a compreensão e auxilia o leitor a memorizar o que foi escrito. Já percebeu que ao ler uma frase em negrito, sua atenção é redobrada? Use isso a seu favor. Mas, com cautela: não adianta ficar dando destaque ao que não merece destaque, isso confunde o leitor.

Evite esticar muito o assunto


É verdade que muitas vezes queremos entregar um conteúdo extenso é repleto de informações que para nós são indispensáveis. Mas, use empatia. Seu leitor, na maioria das vezes, não quer ler um texto extenso e cheio de informações que não serão processadas. Por isso, concentre-se em colocar em seu texto apenas o que é realmente importante. Ficou muito grande? Divida em duas partes e ao término da primeira, coloque o link para a segunda.

Saiba adaptar a linguagem


Para que isso aconteça é necessário conhecer quem lerá seu público, sua persona. Desta forma, você poderá excluir a formalidade excessiva, termos técnicos demais, ou o oposto. Em resumo, use uma linguagem que vai te aproximar e não distanciar do seu leitor. Não queira demonstrar que sabe mais que ele, mas não se rebaixe também. O equilíbrio é a chave para o sucesso em quase tudo na vida.

Estas são algumas dicas interessantes e simples sobre a escaneabilidade. Que saibamos aproveitá-las ao máximo! Até porque, escrever é muito bom, ser lido é melhor ainda, mas ser compreendido.. Ah, é excepcional!

Publicado em 04/01/17 no Café Digital.

Um comentário sobre “Escaneabilidade – O que é?

Deixe uma resposta