equilibrio-870x250

Equilíbrio – O dom que você precisa ter

Procuramos por algo que, por muitas vezes, não queremos achar, pois vivemos com a certeza de que a melhor solução é ser 8 ou 80, estar dentro ou estar fora, fazer ou não fazer. A questão é que, o extremismo gera frustração.

Frustração quando não alcançamos o 100%, frustração quando desistimos por medo de não conseguir ir até o fim. Começaram a achar que, se não chegarmos ao extremo, de nada valeu o esforço.

Só não percebemos que, a vida é um teste constante de equilíbrio. Estar vivo, significa lutar para organizar as caixinhas que a vida nos dá: família, trabalho, espiritualidade, lazer e tantas outras. Quantas vezes nosso exagero nos levou a deixar algumas ‘caixinhas’ para trás?

É preciso entender que a constância é melhor que a ausência, compensada por algum tempo de excesso. Que o tempo, é nossa medida de distribuição de dedicação, e que, quando estamos fazendo algo, temos de fazê-lo com plenitude, ao em vez de destinar pequenas doses de atenção simultâneas a diversas atividades.

Assim surge a necessidade de entender o quanto o equilíbrio é indispensável. Entender que a palavra ‘demais’ não deve constar frequentemente em nossa rotina. Porque, quando se faz algo ‘demais’ outra coisa relevante pode estar sendo negligenciada, algo que, pouco a pouco, pode deixar de ter a importância merecida.

O equilíbrio não deve ser confundindo com a ausência de ação, como muitos costumam achar. Que nos lembremos do que Albert Einstein disse: “A vida é como andar de bicicleta, para manter-se em equilíbrio é necessário estar em movimento”. Ou seja, o equilíbrio é resultado de uma locomoção contínua, sem interrupções. Significa descobrir qual o ritmo que te permite manter a constância, sem disparar, e, em seguida, ter de fazer uma pausa para recuperar o fôlego.

É importante compreender que cada um de nós é responsável por encontrar o equilíbrio que necessitamos em cada aspecto da vida. Somos únicos, e, por isso, é necessário desenvolver o autoconhecimento para aperfeiçoar cada vez mais nossa distribuição de tempo.

Dentre os maiores dons que podemos ter o equilíbrio é aquele que nos possibilitar ter muitos outros. Apegue-se a isso e viva melhor.

Publicado no Blog Sobre Tudo, em 20/04/17.

Deixe uma resposta