Bloqueio criativo na produção de conteúdo

Entre os melhor livros que tive o prazer de ler, encontra-se o “Comunicação global – a mágica da influência” de Lair Ribeiro. Estou citando esta livro para vocês porque nele, Lair nos diz que “Conhecimento é poder em potencial”. Mas, do que serve este poder se não for compartilhado ? Esta é a função do produtor de conteúdo: levar às pessoas o poder que o conhecimento é capaz de gerar, potencializando os resultados do leitor, seja na vida pessoal, profissional ou afins.

O que ocorre é que, frequentemente, adquirimos um conhecimento que desejamos repassar, mas na hora de fazê-lo, as palavras parecem não se encaixar de forma tão harmônica quanto se encaixaram na nossa mente, ou, nos faltam sinônimos para ‘colocar para fora’ aquilo que precisa ser divido. Isso pode ocorrer por diversos motivos, e, um dos mais comentados, é a tal da ‘falta de criatividade’ ou ‘bloqueio criativo’.

O ‘bloqueio criativo’ muitas vezes é resultado do estresse do dia a dia, a pressa em entregar o conteúdo ou, até mesmo o cansaço, fatores que inibem nossa inspiração. Sendo este bloqueio uma consequência, precisamos trabalhar na causa, a fim de evitarmos este inconveniente.  Por isso, listei abaixo alguns tópicos que poderão ajudar na sua produção de conteúdo:

  • Planeje o conteúdo

Defina com antecedência os temas que irá abordar em seus próximos conteúdos. Assim, no tempo que antecede sua produção, você terá mais oportunidades de identificar (no seu dia a dia) informações relevantes sobre o tema escolhido.

  • Pesquise o tema escolhido

Pesquisar é sempre importante para enriquecer seu conteúdo. Por meio destas pesquisas você terá insights que poderão elevar o nível de diferenciação da sua escrita, pois, terá consciência do que está ‘batido’ no universo digital, e, em contrapartida, descobrirá visões que podem acrescentar credibilidade ao conteúdo ofertado.

  • Esteja em dia com a leitura

Quando digo, ‘esteja em dia com a leitura’ me refiro, não apenas a ler artigos, livros e textos que englobam sua área. Não se limite. Quando escolhermos reservar um tempo para leituras que estão ‘fora da nossa especialidade’ expandimos não só nosso vocabulário, mas também nossa visão sobre o ambiente a nossa volta, conseguindo produzir ‘fora da caixa’.

  • Não deixe para a última hora

Para seguir as dicas acima é fundamental seguir esta última. Não há como ‘planejar, pesquisar e ler’ de véspera. A procrastinação é inimiga do produtor de conteúdo. E, por esta razão, aconselho que assista o TED abaixo, “Por dentro da mente de um mestre na procrastinação”. Além de ser muito interessante, é a pura realidade.

Estar na internet, fazer divulgação e postar propaganda hoje em dia é muito fácil. O meio digital tem facilitado cada vez mais isso. No entanto, devido a essa ‘multidão de spam’  as pessoas estão evitando muitas empresas. Por isso, oferecer conteúdo tornou-se crucial!

+ Conteúdo – Spam ! Seja um ‘produtor de poder’ e faça seus leitores sentirem que o tempo que usaram para ler suas postagens foi um investimento e não uma perda. 

Publicado em 12/10/16 no Café digital.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: